OUTREACH

Astrofesta 2017

25 a 27 de agosto
Observatório do Lago Alqueva - OLA

Entrada gratuita

As estrelas vão brilhar com mais intensidade sobre Monsaraz no último fim de semana de agosto.
O extenso programa conta com duas palestras por oradores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e também com os telescópios do IA para ver mais de perto estrelas, planetas, nebulosas e galáxias.

Parte do programa oferecida pelo IA

Sexta-feira, 25 de agosto

A partir das 21h30
Observações do céu noturno com telescópios acompanhadas pelos investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

Aprenda a identificar as principais constelações do céu de verão, descubra galáxias, nebulosas e belíssimos enxames de estrelas, e reconheça as diferentes cores das estrelas.

Sábado, 26 de agosto

18h30
Palestra O lado escuro do Universo, por Tiago Barreiro, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

Mais de metade de todo o Universo conhecido pertence ao "lado escuro". Ele não é observado diretamente e o que o compõe continua a ser para nós um mistério. Tiago Barreiro vai trazer um pouco de luz ao lado mais escondido do Universo.

A partir das 21h30
Observações do céu noturno com telescópios acompanhadas pelos investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

22h30
Palestra Viver de perto a Astronomia, por João Retrê, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

A Astronomia tem o poder de fascinar e ao mesmo tempo toca em questões que todos, mesmo os não-cientistas, nos colocamos.

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, através de um conjunto de eventos e iniciativas, assume o papel ativo de partilhar o conhecimento com a sociedade, promovendo a proximidade com a ciência e incentivando o envolvimento e a participação de públicos de todas as idades.

 


Para conhecer o programa completo da Astrofesta 2017, consulte a página do Observatório do Lago Alqueva - OLA.

Uma organização do Museu Nacional de História Natural e da Ciência e do Centro Ciência Viva de Constância, com o apoio do Observatório do Lago Alqueva - OLA e do Município de Reguengos de Monsaraz.

Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço Universidade do Porto Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Fundação para a Ciência e a Tecnologia