OUTREACH
Desafio CHEOPS

Para participar nesta competição, imprime a folha A4 do desafio e cria um único desenho (apenas a traço preto). Depois completa com os teus dados (nome, morada, país, data de nascimento) e com a assinatura do teu encarregado de educação. Finalmente, envia via postal (ou entrega pessoalmente) na representação nacional da missão CHEOPS:

  • Desafio CHEOPS
  • Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço / Planetário do Porto
  • Rua das Estrelas
  • 4150-762 Porto, Portugal

Para terminar, partilha com os teus amigos e nas redes sociais utilizando o hashtag: #desafioCHEOPS.

A Agência Espacial Europeia (ESA) e os seus parceiros da missão CHEOPS convidam até 3000 crianças, com idades entre os 8 e os 14 anos e de qualquer estado membro ou cooperante, a fazer parte de uma aventura do outro mundo, ao criar um desenho inspirado nesta missão.

Os desenhos têm de ser feitos apenas a preto (a lápis ou caneta de feltro preta), pois serão encolhidos e gravados nas placas de metal que servirão de revestimento deste telescópio espacial, programado para ser lançado para o espaço no final de 2017.

Os desenhos serão aceites até 31 de outubro de 2015 e o selo dos correios será considerada a prova da data de envio.

Esta competição é coordenada pela Universidade de Berna (Suíça), em colaboração com as instituições parceiras da missão, nos países que pertencem ao consórcio CHEOPS (Portugal, Áustria, Bélgica, Hungria, França, Alemanha, Itália, Espanha, Suécia, Suíça e o Reino Unido). Os trabalhos podem ser enviados para qualquer um dos parceiros, ou diretamente para a ESA.

Mais informação e regras do desafio CHEOPS no website da ESA.

O CHEOPS vai procurar e a observar planetas parecidos com a Terra noutros sistemas solares, na nossa vizinhança da galáxia.

CHEOPSCHaracterising ExOPlanets Satellite (Satélite de Caracterização de Exoplanetas) – é um telescópio espacial que irá observar as estrelas próximas, onde se sabe que existem planetas, e está a ser feito em colaboração entre o Programa Científico da ESA e a Suíça. A data prevista para o lançamento é final de 2017.

Com os dados do CHEOPS os astrónomos vão poder caracterizar em termos de tamanho e massa diversos planetas extra-solares, de forma a obterem novas pistas sobre a formação dos sistemas planetários.

Em Portugal o desenvolvimento da missão CHEOPS conta com a participação de investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e da empresa nacional Deimos Engenharia.

Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço Universidade do Porto Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Fundação para a Ciência e a Tecnologia