OUTREACH

Digressão Ignite IAstro

O Universo em contrarrelógio numa digressão por Portugal

Os investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) estão a percorrer Portugal e a levar o Universo a vilas e cidades com menos acesso à comunicação de ciência.

Vídeo de promoção da Digressão Ignite IAstro
Uma corrida pelo Universo em contrarrelógio, o vídeo de promoção da Digressão Ignite IAstro.
Créditos: ver fundo da página.

O formato dos eventos Ignite IAstro permite expor, de modo divertido e acessível, cerca de uma dezena de temas da investigação em ciências do espaço feita em Portugal.

Vamos viajar do Sistema Solar às estrelas, e das galáxias aos confins do Universo, ao mesmo tempo que falamos das tecnologias que nos permitem chegar tão longe.

Próximo evento

  • Ribeira Grande
    (São Miguel - Açores)
  • Teatro Ribeiragrandense
  • 7 de outubro, às 21h00
  • Entrada livre
Programa a anunciar em breve

O que é a Digressão Ignite IAstro?

Em cada evento Ignite IAstro, oito a dez investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço apresentam a sua investigação em apenas cinco minutos cada. Seguindo o conceito dos eventos Ignite, cada investigador terá de falar a compasso de uma sequência de 20 slides que avançam automaticamente a cada 15 segundos.

A Digressão Ignite IAstro, em 2016, chegou a mais de 1840 pessoas em 11 eventos, realizados em 9 distritos, sobretudo no interior do país.

Foram 34 os investigadores a apresentar outros tantos temas, num total de 93 apresentações de 5 minutos.

A Digressão Ignite IAstro na Rádio
  • Antena 1, "Os Dias do Futuro", 13 de Fevereiro, 2016

    Ouvir o programa no RTP Play »

  • RDP África, "Científica Mente", 16 de Janeiro, 2016

    Ouvir o programa no RTP Play »

  • Antena 2, "Império dos Sentidos" 14 de Janeiro, 2016

    A Digressão Ignite IAstro é falada a partir do minuto 6:30


Pode seguir a digressão aqui nesta página e também no Facebook em www.facebook.com/iastro.pt/, no Google+ e no Twitter.


Porquê a Digressão Ignite IAstro?

A Ciência não chega a todos os locais com a mesma facilidade. A Digressão Ignite IAstro quer levar a investigação nacional em Astrofísica e Ciências do Espaço a vilas e cidades que estão mais longe dos grandes centros urbanos e que têm menos acesso à divulgação de ciência.

O formato compacto dos eventos Ignite IAstro permite expor em menos de uma hora uma variedade de temas: a deteção e estudo de exoplanetas, as estruturas em larga escala do Universo e a sua relação com a matéria e a energia escuras, o estudo dos buracos negros supermassivos e a procura das galáxias mais longínquas, entre outros.

A diversidade e a rapidez das apresentações do formato Ignite propiciam momentos de espetáculo e de entretenimento. A expetativa de ver os investigadores serem ultrapassados pelos slides cria dinâmica e diversão, próprias desta forma descontraída de apresentar e aprender ciência.

Calendário 2017

Todos os eventos com entrada livre

  • Campo Maior
    Maio 20, 17:30
  • Ribeira Grande (Açores)
    Outubro 7, 21:00
  • Ponte de Lima
    Novembro 11, 21:00
  • Óbidos
    Dezembro 9, 17:30
Mapa da Digressão Ignite IAstro

Digressão Ignite IAstro em 2016:
Moimenta da Beira, Montijo, Grândola, Vila Real, Tavira, Beja, Bragança, Proença-a-Nova, Évora, Covilhã e Guarda.

Subscreva a nossa newsletter

Receba por e-mail a informação sobre atividades e projetos de comunicação de ciência organizados pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

* indica um campo obrigatório
Que tipo de informação gostaria de receber?

Créditos do vídeo de promoção

Música: Cinematic Kit 2 por Stefan Kartenberg, disponível em http://ccmixter.org/files/JeffSpeed68/51517 (Licença Creative Commons Attribution Noncommercial (3.0) http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/)
Imagens: NASA, ESA, J. Trauger (Jet Propulson Laboratory); NASA/ESA and The Hubble Heritage Team STScI/AURA); ESO/M. Kornmesser; ESO; ESO/L. Calçada.

Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço Universidade do Porto Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Fundação para a Ciência e a Tecnologia