OUTREACH

O IA na Noite Europeia dos Investigadores

Na Noite Europeia dos Investigadores aceite o nosso convite e participe nas diversas atividades organizadas pelo IA ou às quais nos juntamos.

Porto

30 de setembro

Planetário do Porto - Centro Ciência Viva

21h00 - 22h30
Debate "Guerras digitais - Conhecimento Aberto, Pirataria e Ética da Informação"

Quais os dados digitais de entidades públicas ou privadas que devem ter proteção especial, e quais desses dados são do interesse público?

Iremos também abordar o acesso dos cidadãos a portais como o Pordata ou RCAAP, os benefícios do acesso aberto à produção científica nacional e as questões éticas e legais do aproveitamento de falhas de segurança com vista à partilha de informação.

Intervenientes:
Rui Azevedo (IA/Instituto Universitário de Ciências da Saúde/Associação Ensino Livre),
Eloy Rodrigues (RCAAP/Diretor dos Serviços de Documentação da UMinho),
Mário João Monteiro (IA/DFA-FCUP/Delegado de Portugal no Science Programme Committee da ESA)
22h00 - 22h30
Sessão imersiva de planetário "Losing the Dark" e workshop de medição da poluição luminosa

A sessão "Losing the Dark" foi co-produzida pela International Dark-Sky Association e ilustra alguns dos problemas associados à poluição luminosa, desde gastos desnecessários com iluminação excessiva, até aos efeitos na saúde humana.

Depois da sessão, os participantes serão convidados a ir até ao jardim do Planetário, depois de pré-instalarem a aplicação gratuita "Loss of the Night", para poderem medir o grau de poluição luminosa na cidade do Porto.
(Atividade de medição dependente das condições meteorológicas).

Apresentação:
Ricardo Reis e Pedro Mondim (IA/Planetário do Porto - Centro Ciência Viva)
22h30 - 23h15
Palestra "Relatividade Geral e Ondas Gravitacionais"

Em 2015 celebrámos o centenário da Teoria da Relatividade Geral e, em 2016, o centenário da previsão de Einstein da existência de ondas gravitacionais, observadas pela primeira em 2015 e oficialmente anunciadas em 2016.

Nesta palestra discutiremos as ideias mestras da Teoria da Relatividade Geral e as suas mais importantes implicações.

Apresentação:
Orfeu Bertolami (Diretor do Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto)
23h15 - 00h00
Palestra "Lixo Espacial"

Desde o advento da era espacial em 1957, os seres humanos enviaram um grande número de objetos para o espaço. Sondas inativas, ou fragmentos de sondas espaciais, encontram-se espalhadas na superfície da Lua, Marte, Vénus, Titã, e até de cometas.

A maior parte dos detritos de origem humana concentram-se, contudo, em órbita da Terra onde partilham o ambiente espacial com os satélites artificiais ainda em funcionamento. As órbitas onde se concentram os satélites artificiais são recursos valiosos, e o aumento gradual e continuado da quantidade de detritos ameaça tornar algumas regiões do espaço impróprias para operações espaciais já nas próximas décadas.

Apresentação:
Dalmiro Maia (Observatório Astronómico do Professor Manuel de Barros/FCUP)
A decorrer ao longo da atividade:
Exposição de Meteoritos da coleção do Arquiteto Fernando Lanhas

Apaixonado por Astronomia, o arquiteto Fernando Lanhas acumulou uma invejável coleção de meteoritos, que a família e o Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território da FCUP gentilmente cederam para mostra.

Avaliação da composição corporal por bioimpedância (Faculdade de Ciências da Nutrição da Universidade do Porto)

Se não forem tomadas medidas, até 2030 a Organização Mundial de Saúde (OMS) prevê um aumento de obesidade e excesso de peso em quase todos os países da Europa, e Portugal não é exceção.

O objetivo desta atividade é determinar o Índice de Massa Corporal, o indicador utilizado pela OMS para avaliar a obesidade, o excesso de peso e a magreza. Este teste é útil para ajudar a alterar comportamentos de risco, tanto para pessoas com excesso de peso, como para atletas à procura de melhorar os seus planos de treino.

"Cantinho dos cientistas" - Speed dating com cientistas

Venha conhecer o que fazem os investigadores da Universidade do Porto. Num ambiente informal, sente-se com eles durante 5 minutos, para conversar sobre o que fazem, do que mais gostam na sua área, ou até porque decidiram ser cientistas.

Impressão Digital dos Astros - Oficina Pedagógica do Planetário do Porto

Nesta oficina pedagógica iremos construir um espectroscópio e verificar como podemos usar a técnica da espectroscopia para identificar a composição química de qualquer objeto, desde uma estrela, até à tinta de um quadro antigo.

Observação Astronómica com telescópio

Numa altura em que os planetas Marte e Saturno já praticamente não são visíveis no céu, vamos viajar através das várias escalas em que as estrelas se agrupam, desde binários, enxames e até galáxias.
(Atividade dependente das condições meteorológicas).

Jogo do Sistema Solar

Um "jogo da glória", que leva os participantes numa viagem pelo Sistema Solar, do Sol até à sonda Voyager 1.

EU Corner

Lisboa

30 de setembro

Museu Nacional de História Natural e da Ciência

18h00 - 00h00
Exposição "Astronomia no dia-a-dia"

Há fenómenos naturais que conhecemos bem: a alternância entre o dia e a noite, as estações do ano, as fases da lua e as marés, por exemplo. Mas serão fáceis de explicar?

Na companhia de investigadores do IA, conheça mais a fundo algumas formas como a Astronomia está presente no nosso quotidiano.

Intervenientes:
Fernando Buitrago, Ruben Gonçalves e Sandra Reis
Visita acompanhada a um Sistema Solar à escala.

Faça uma viagem até Mercúrio, ou na direção contrária, até Neptuno, comparando a escala de tamanho e de distâncias entre os oito planetas do Sistema Solar

Observação do céu noturno com telescópios.

Atividade dependente das condições meteorológicas

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

19h00 - 00h00
Observação do céu noturno com telescópios.

Observe os astros através de telescópios, e descubra, na companhia de astrónomos, histórias com milhões de anos.
(Atividade dependente das condições meteorológicas)

1 de outubro

Planetário Calouste Gulbenkian - Centro Ciência Viva

Noites no Observatõrio

A atividade não necessita de inscrição. Contudo, o acesso à palestra e concerto está limitado pela lotação máxima da sala do Planetário, que abrirá as portas às 19:45.

20h00 - 21h00
Speed dating com Astrónomos

Sem audiência nem medo de fazer perguntas, num encontro individual e informal com astrónomos do IA, poderá perguntar tudo o que sempre quis saber sobre a realidade de um investigador mas nunca teve coragem para perguntar.

Como é o seu dia-a-dia? Quais as suas motivações, obstáculos, desafios? Tem apenas 2 minutos até a buzina tocar - aproveite-os bem!

21h30 - 23h00
Palestra " Os Maiores Buracos Negros do Universo"

Acredita-se que a maioria das galáxias albergam buracos negros supermassivos no seu centro. Vamos falar sobre o papel destes buracos negros na formação e evolução de galáxias, mas também sobre o que aconteceria se o Sol se tornasse num buraco negro, ou como formar um buraco negro do tamanho de um berlinde.

Iremos finalizar com algumas palavras sobre os telescópios na Terra e no Espaço que são precisos para observarmos e estudarmos estes objetos.

Apresentação:
Sonia Antón (IA/Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa)
23h00 - 23h30
Concerto Do "Big Bang aos Planetas", com a banda Gravitational Waves Trio

Neste concerto será realizada uma viagem sonora de 14 mil milhões de anos, que percorrerá a história do Universo desde o Big Bang até ao nosso planeta.

A decorrer ao longo da atividade até à 1h00:
Observação do céu noturno com telescópios.

Observe os astros através de telescópios, e descubra, na companhia de astrónomos, histórias com milhões de anos.
(Atividade dependente das condições meteorológicas)

Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço Universidade do Porto Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Fundação para a Ciência e a Tecnologia