ABOUT IA
List of open opportunities Archive

Na FCiências.ID – Associação para a Investigação e o Desenvolvimento de Ciências, encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para Mestre, no âmbito do Instituto de Astronomia e Ciências do Espaço (IA), UID/FIS/04434/2013, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC), nas seguintes condições:

1.    Área Científica: Engenharia ótica/Engenharia Física

2.    Requisitos de admissão: O candidato deve possuir o grau de Mestrado em Física, Engenharia Física, Física Tecnológica ou afins, e ter conhecimentos profundos de engenharia ótica e lasers, com especial acento para sistemas de metrologia ótica, sistemas de teste e diagnóstico em ótica e fotónica e instrumentação associada, com interesse em trabalho de forte componente experimental.

3.    Fatores preferenciais: É fator de preferência a capacidade de desenvolvimento de novos setups experimentais, nomeadamente envolvendo sistemas óticos e fotónicos para metrologia de alta precisão de quantidades radiométricas e de comprimento.

O candidato deve ter ainda capacidades desenho ótico e com sistemas de fibra ótica, conhecimento avançado de software de desenho ótico “Zemax”, ferramentas de modelação matemática e de processos de automação de análise de sensibilidade utilizando Zemax.

Fortes conhecimentos em instrumentação virtual com base em Labview são desejados.

4.    Plano de trabalhos:
- Participação no desenho, montagem e teste de um sistema de colimação de feixes de muito alta precisão.

- Desenvolvimento de setup de teste e verificação de um sistema de colimação de feixe de muito alta precisão para integrar equipamento de alinhamento de sistemas óticos.

- Otimização, teste e verificação de sistema de diagnóstico de feixes de luz utilizando o método de Hartmann e derivados.
- Desenvolvimento de metodologias de automação para análise de sensibilidade em ambiente Zemax, utilizando outras linguagens de alto nível ( Matlab, Labview)

- Criação de sistema de aquisição de dados de muito longa duração para avaliação da estabilidade térmica de componentes fotónicos a frequências sub-Hz.

5.    Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 202/2012, de 27 de agosto e alterado pelo Decreto- Lei nº 233/2012, de 29 de outubro, pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei n.º 89/2013 de 9 de julho, Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P., em vigor (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf) e do Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da FCiências.ID aprovado em 23 de fevereiro de 2017.

6.    Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Laboratório de Óptica Lasers e Sistemas da FCUL, sob a orientação científica do Professor Doutor Manuel Adler Abreu

7.    Duração da(s) bolsa(s): A bolsa tem início previsto em agosto de 2017. O contrato terá a duração inicial até 31 de dezembro de 2017, eventualmente renovável até à duração máxima de 18 meses, não podendo, contudo, ultrapassar o período de vigência do projeto, de acordo com o estipulado no Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.

8.    Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980.00, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores).

Os Bolseiros usufruirão de um seguro de acidentes pessoais e, caso não se encontrem abrangidos por qualquer regime de proteção social, podem assegurar o exercício do direito à segurança social mediante adesão ao regime do seguro social voluntário, nos termos previstos do Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social.

O valor da bolsa será pago mensalmente por transferência bancária.

9.    Métodos de seleção e respetiva valoração: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular (50%), experiência profissional (30%) e entrevista (20%).

10.    Composição do Júri de Seleção: Doutor Alexandre Cabral (Presidente), Doutor Manuel Abreu (Vogal), Doutor João Coelho (Vogal), Doutora Elena Duarte (Suplente).

11.    Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista por nota final obtida, afixada no átrio da FCiências.ID sito na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Edifício C 1 – 3.º Piso, Campo Grande, 1749-016 Lisboa, sendo o(a) candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

12.    Prazo de candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 27 de Julho a 9 de agosto de 2017.

13.    Forma de apresentação das candidaturas: As candidaturas podem ser formalizadas, através de correio eletrónico Alexandre.cabral@ciencias.ulisboa.pt, acompanhadas dos seguintes documentos: Curriculum Académico e Profissional, certificado de habilitações.



The period for application submission starts on 27 July 2017.
Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço Universidade do Porto Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Fundação para a Ciência e a Tecnologia