ABOUT IA
List of open opportunities Archive
Call for one Science and Technology Management Grants (BGCT)

Ref: IA2018-31-BGCT

Na FCiências.ID – Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia (BGCT) para licenciado no âmbito da unidade de I&D Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, UID/FIS/04434/2013, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC), nas seguintes condições:

1. Área Científica: Gestão de Ciência e Tecnologia

2. Requisitos de admissão: Os Candidatos deverão possuir formação básica ao nível da Licenciatura, com experiência profissional comprovada nas atividades a desenvolver e o seguinte perfil:

- conhecimento sobre o processo de candidatura e obtenção de financiamento, nacional e internacional, em concursos competitivos;

- conhecimento do Sistema Científico, Tecnológico e de Inovação Nacional e sua organização;

- experiência de organização e participação em reuniões, conferências e seminários de âmbito internacional;

- experiência de organização de atividades de promoção científica;

- experiência em gestão de projetos de investigação e desenvolvimento nacionais e internacionais;

- experiência na coordenação a nível logístico e financeiro com entidades financiadoras e coordenadoras;

- eomínio da língua portuguesa e inglesa (falada e escrita no registo institucional);

- eapacidade de iniciativa e desenvolvimento de tarefas autonomamente e de forma proativa;

- sentido de confidencialidade, responsabilidade e capacidade de comunicação ao público e de relacionamento interpessoal;

- excelente capacidade de planeamento e organização com vista ao cumprimento de prazos;

- flexibilidade e disponibilidade horárias que permitam a participação em atividades desenvolvidas pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço;

- disponibilidade imediata.

3. Fatores preferenciais: formação na área de Gestão de Projetos de I&D no contexto de Instituições de Investigação.

4. Plano de trabalhos:

1) apoio à realização das atividades de gestão de projetos de investigação do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, na componente financeira e de reporte interno e externo;

2) apoio à elaboração de propostas para concursos, nacionais e internacionais, a projetos do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço;

3) promoção ativa de oportunidades de colaboração relevantes;

4) participação nas atividades de comunicação institucional, societal e programas escolares;

5) apoio à organização e execução de diversas atividades (nacionais e internacionais) de promoção de ciência, incluindo: sessões com Investigadores e/ou Alunos, palestras em escolas, palestras públicas e sessões de observação diurnas e noturnas;

6) apoio aos investigadores responsáveis de projetos de I&D na execução administrativa e financeira, assegurando o cumprimento das regras do programa financiador e dos regulamentos próprios da FCT e FFCUL, nomeadamente no que respeita aos processos de aquisição de bens e serviços e contratações de bolseiros;

7) coordenação da informação sobre a execução financeira e sobre a produção científica dos projetos e outras ações de I&D ao longo e após o final do período de atividade dos projetos, com gestão de dados em plataforma científica específica.

5. Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 202/2012, de 27 de agosto e alterado pelo Decreto- Leinº 233/2012, de 29 de outubro, pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei n.º 89/2013 de 9 de julho, Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P., em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT.pdf) e do Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da FCiências.ID aprovado em 23 de Fevereiro de 2017.

6. Local de trabalho: Pólo de Lisboa do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, sob a orientação científica do seu coordenador. Visitas e desenvolvimento de trabalho no pólo do Porto do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, em interação com a restante equipa, serão uma possibilidade.

7. Duração da bolsa: A bolsa tem início previsto em outubro de 2018, e terá a duração inicial de 3 meses. A renovação após o primeiro período de bolsa estará pendente de relatório de atividades apresentado e do resultado da avaliação da unidade e decisão sobre o programa de financiamento que estará em vigor após 2018.

8. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa dependerá da qualificação e experiência profissional relevante dos candidatos, sendo (Licenciado: 745€-1245€), conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores).

Os Bolseiros usufruirão de um seguro de acidentes pessoais e, caso não se encontrem abrangidos por qualquer regime de proteção social, podem assegurar o exercício do direito à segurança social mediante adesão ao regime do seguro social voluntário, nos termos previstos do Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social.

O valor da bolsa será pago mensalmente por transferência bancária.

9. Métodos de seleção e respetiva valoração: A avaliação das candidaturas consistirá na apreciação curricular e elegibilidade (40%), adequação do CV e perfil do candidato ao plano de trabalhos (50%) e carta de motivação (10%). Uma lista ordenada de candidaturas será definida pelo Júri com base nos documentos submetidos e nos critérios considerados. O Júri decidirá sobre a necessidade de uma entrevista com os candidatos com classificações acima de 60%. Nesse caso, a entrevista resultará na aplicação de um fator multiplicativo entre 0.7 e 1.3 ao resultado da ordenação anterior, determinando assim a avaliação final. Os candidatos serão listados por ordem decrescente da classificação final, sendo a bolsa oferecida ao candidato do topo da lista.

10. Composição do Júri: José Afonso (chair), Manuel Monteiro, Elsa Silva, Nelson Nunes, Ciro Pappalardo (vogais), João Retrê (vogal suplente).

11. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista por nota final obtida, afixada no átrio da FCiências.ID sito na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Edifício C 1 – 3.º Piso, Campo Grande, 1749-016 Lisboa, sendo o(a) candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail.

12. Prazo de candidatura: O concurso encontra-se aberto no período compreendido entre 20 de setembro a 3 de outubro de 2018.

13. Forma de apresentação de candidaturas: As candidaturas podem ser formalizadas através do link abaixo, acompanhadas dos seguintes documentos: Curriculum Vitae detalhado, certificados de habilitações e carta de motivação. Deverá ser enviada também pelo menos uma carta de recomendação.

NOTA: salientamos que os graus académicos obtidos em países estrangeiros necessitam de Certificação por uma Instituição Portuguesa em alguns casos, a equivalência dos mesmos atribuída por uma Universidade Portuguesa de acordo com o Decreto-lei nº. 341/2007, de 12 de outubro, Portaria nº. 29/2008, de 10 de janeiro e Portaria nº. 227/2017, de 25 de julho. A apresentação do certificado é mandatória para a assinatura do contrato. Para mais informações por favor ver https://www.ulisboa.pt/sites/ulisboa.pt/files/basicpage/docs/registodiplomasestrangeiros_guia_ulisboa_jan2018_site.pdf

The period for application submission has ended for this opportunity.
Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço Universidade do Porto Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Fundação para a Ciência e a Tecnologia COMPETE 2020 PORTUGAL 2020 União Europeia