NEWS
Teresa Lago galardoada pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
2016 julho 18

Teresa Lago

Teresa Lago, da equipa do IA, é figura pioneira da astronomia e astrofísica modernas em Portugal. Com uma carreira científica iniciada na Universidade de Sussex, Reino Unido, é Professora Catedrática aposentada da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).

A pedido de Mariano Gago, então presidente da JNICT (antecessora da atual FCT), Teresa Lago prepara um “Plano Nacional para o Desenvolvimento da Astronomia” que é apresentado nas "1as Jornadas de Ciência e Tecnologia", em 1986. Estavam dados os primeiros passos para o desenvolvimento desta área que tinha sido "esquecida" durante décadas.

Funda, em 1989, o "Centro de Investigação em Astronomia e Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP)", uma associação científica e técnica privada, sem fins lucrativos tendo como objetivos apoiar e promover a Astronomia, através da investigação científica, da formação ao nível pós-graduado e universitário, do ensino ao nível não universitário e da divulgação da ciência promovendo a cultura científica. Teresa Lago será diretora do CAUP desde a sua criação até 2006.

É grande impulsionadora da assinatura em 1990 de um Acordo de Cooperação com o Observatório Europeu do Sul (ESO), que culminou com adesão de Portugal a esta organização intergovernamental de investigação astronómica, com sede na Alemanha e grandes telescópios no Chile, em Dezembro de 2000.

Foi membro fundador do conselho científico do Conselho Europeu de Investigação (European Research Council, ERC) que integrou até 2013. Eleita em 2015, Teresa Lago será a próxima Secretária-Geral da União Astronómica Internacional (UAI), entre 2018 e 2021.

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Universidade do Porto Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Fundação para a Ciência e a Tecnologia COMPETE 2020 PORTUGAL 2020 União Europeia