NEWS
“Os Caça-Planetas” no Planetário do Porto – Centro Ciência Viva
2017 fevereiro 25

Assistência durante a primeira apresentação IAstro Júnior, no Planetário Calouste GulbenkianPoster da sessão IAstro Júnior no Planetário do Porto – Centro Ciência Viva
A iniciativa IAstro Júnior junta o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA1) e a revista Visão Júnior, num conjunto de sessões dirigidas a crianças dos 7 aos 12 anos. A próxima, intitulada “Os caça-Planetas” será no Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, no sábado dia 25 de fevereiro.

Nesta sessão as crianças terão a oportunidade de interagir com Nuno Cardoso Santos, Sérgio Sousa e Susana Barros (IA e Universidade do Porto). A partir das 18h00, cada um dos investigadores terá 10 minutos para falar sobre Exoplanetas, e de seguida as crianças terão oportunidade de lhes colocar perguntas sobre este tema.

A revista leva também a iniciativa IAstro Júnior a todos os seus leitores, através da publicação de rúbricas, reportagens e respostas dadas pelos investigadores do IA às perguntas que não puderam ser respondidas durante as sessões.

Depois do Porto, o IAstro Júnior volta ao Planetário Calouste Gulbenkian – Centro Ciência Viva no dia 1 de abril, regressando ao Planetário do Porto – Centro Ciência Viva no dia 24 de junho.

Estas sessões são gratuitas mas requerem inscrição prévia (sessão 'Os Caça-Planetas' esgotada).

 
NOTAS:
1. O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) é a maior unidade de investigação na área das Ciências do Espaço em Portugal, integrando investigadores da Universidade do Porto e da Universidade de Lisboa, e englobando a maioria da produção científica nacional na área. Foi avaliado como “Excelente” na última avaliação que a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) encomendou à European Science Foundation (ESF). A atividade do IA é financiada por fundos nacionais e internacionais, incluindo pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (UID/FIS/04434/2013), POPH/FSE e FEDER através do COMPETE 2020.

Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço Universidade do Porto Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Fundação para a Ciência e a Tecnologia COMPETE 2020 PORTUGAL 2020 União Europeia