NEWS
Mapa tridimensional do Universo na sua infância revela 4 mil galáxias jovens
2018 abril 04

O campo do COSMOS, na constelação do Sextante, observado pelo telescópio VISTA (ESO) na banda do infravermelho. Crédito: ESO/equipa UltraVISTA. Agradecimentos: TERAPIX/CNRS/INSU/CASUMapa tridimensional do "cubo" do Universo observado nesta pesquisa. Crédito: D. Sobral, et al. 2018
Uma equipa internacional1, que conta com a participação da investigadora do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA2) Ana Afonso e é liderada pelo colaborador do IA David Sobral  (Universidade de Lancaster), apresentou hoje um dos maiores mapas tridimensionais do Universo na sua infância, onde foram descobertas cerca de 4 mil jovens galáxias.

Neste trabalho, publicado online em dois artigos3 e apresentado hoje na Semana Europeia de Astronomia e Ciências Espaciais (EWASS), a equipa observou diferentes comprimentos de onda, para calcular o desvio para o vermelho4 destas galáxias e assim obter várias janelas para 16 períodos diferentes da história do Universo, entre 11 e 13 mil milhões de anos atrás, ou entre 7% e 13% da idade atual.

Ana Afonso (IA e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa), comenta “A maioria das galáxias distantes que descobrimos só têm cerca de 3 mil anos-luz de diâmetro, enquanto a Via Láctea é 20 vezes maior. O facto de serem tão compactas provavelmente explica algumas das propriedades físicas que eram comuns quando o Universo era jovem.” Esta população de galáxias será objeto de estudo detalhado com o MOONS, um novo instrumento em construção para o VLT (ESO), do qual o IA é uma das instituições coordenadoras.

Ana Afonso, aluna de doutoramento da FCUL e da U. Lancaster acrescenta ainda que: “algumas destas galáxias devem ter evoluído até se tornarem parecidas com a nossa própria galáxia, e por isso estamos basicamente a ver como era a nossa galáxia entre 11 ou 13 mil milhões de anos atrás”.


Para o líder da equipa, David Sobral, “estas galáxias parecem ter sofrido uma série de surtos de formação estelar, em vez de as terem formado a um ritmo constante, como acontece na nossa galáxia. Além disso, estas galáxias parecem ser povoadas por estrelas mais jovens, azuladas e pobres em metais do que as que vemos hoje.”

A equipa procurou galáxias distantes no campo COSMOS, uma das regiões do céu mais estudadas, através da deteção de radiação Lyman-alfa5. Os dados estão agora disponíveis livremente, para que possam eventualmente ser usados noutros estudos.

A Semana Europeia da Astronomia e Ciências Espaciais (EWASS) decorre na Arena Conference Centre em Liverpool (Reino Unido), de 3 a 6 de abril de 2018 e junta cerca de 1500 investigadores.


NOTAS

1.A equipa é composta por: Ana Afonso, David Sobral, Bruno Ribeiro, Jorryt Matthee, Sérgio Santos, João Calhau, Alex Forshaw, Andrea Johnson, Joanna Merrick, Sara Pérez, Oliver Sheldon, Ali A Khostovan

2. O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) é a instituição de referência na área em Portugal, integrando investigadores da Universidade do Porto e da Universidade de Lisboa, e englobando a maioria da produção científica nacional na área. Foi avaliado como “Excelente” na última avaliação que a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) encomendou à European Science Foundation (ESF). A atividade do IA é financiada por fundos nacionais e internacionais, incluindo pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (UID/FIS/04434/2013), POPH/FSE e FEDER através do COMPETE 2020

3.O artigo “Slicing COSMOS with SC4K: the evolution of typical Ly alpha emitters and the Ly alpha escape fraction from z ~ 2 to z ~ 6” foi publicado online na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society (DOI: 10.1093/mnras/sty378) O artigo “On the UV compactness and morphologies of typical Lyman alpha emitters from z ~ 2 to z ~ 6” foi publicado online na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society (DOI: 10.1093/mnras/sty281)

4. O desvio para o vermelho, ou redshift, é uma propriedade das ondas eletromagnéticas, semelhante à alteração do som que se ouve quando uma ambulância se afasta de nós (o chamado desvio de Doppler). Este efeito ocorre nas ondas (de luz ou sonoras) quando a velocidade de afastamento do objeto faz aumentar o comprimento da onda. Pode ser por isso usado como uma medida de distância, pois quanto maior o desvio para o vermelho de um objeto (por exemplo, uma galáxia), mais distante e mais para trás no tempo ele está.

5. A radiação de Lyman-alfa é produzida quando eletrões no átomo de hidrogénio decaem do segundo nível para o primeiro nível de energia. A quantidade de energia perdida é libertada sob a forma de radiação com um comprimento de onda específico, na banda do ultravioleta.


Contactos
Ana Afonso

Grupo de Comunicação de Ciência
Ricardo Cardoso Reis
Sérgio Pereira
Daniel Folha (Coordenação, Porto)
João Retrê (Coordenação, Lisboa)


Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Universidade do Porto Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Fundação para a Ciência e a Tecnologia COMPETE 2020 PORTUGAL 2020 União Europeia