RESEARCH
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O Planetário do Porto – Centro Ciência Viva como recurso para a educação não formal

I. A. Costa, D. F. M. Folha, F. A. L. Pires

Abstract
O Planetário do Porto – Centro Ciência Viva (PP-CCV), apesar de fazer parte da Rede de Centros Ciência Viva (CV, 2019), é propriedade da Universidade do Porto, mas encontra-se sob a gestão científica e operacional do Centro de Investigação em Astronomia/Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP). Esta última instituição integra o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço: a maior unidade de investigação na área da Astronomia em Portugal (IA, 2019). Dada a missão consagrada estatutariamente, o CAUP e por inerência o PP-CCV, para além de se dedicarem à divulgação científica, trabalham ainda em comunicação e ensino da astronomia, na linha da nomenclatura utilizada por alguns autores como Kunth (1992), Crato (2016) e Bueno (2010). É, pois, objetivo da presente comunicação, apresentar o início de uma investigação que analisa a componente educativa do PP-CCV e que o apresenta como um recurso educativo. Na verdade, em setembro de 2017 o PP-CCV estreou um novo programa educativo baseado na resolução de problemas por via da interdisciplinaridade (Costa, 2010) entre as áreas curriculares das Ciências da Terra e da Vida, das Ciências Físico-Químicas e da Matemática. Tal programa partiu da articulação entre as aprendizagens essenciais, metas/orientações programáticas/curriculares destas disciplinas da escolaridade obrigatória de Portugal. Por outro lado, encetou-se um novo processo de acompanhamento dos visitantes que se inicia num momento anterior ao da marcação da própria visita. Dados preliminares da investigação revelam que programa educativo delineado, bem como o novo processo de acompanhamento aos visitantes, potenciam o planetário como estratégia de aprendizagem não formal. Assim, em comparação com o ano letivo anterior, o primeiro ano de implementação do novo programa educativo revela um aumento de mais de 3000 visitantes. Feita a avaliação da visita, pelo professor acompanhante, os resultados revelam que 98,57% considera que a mesma foi útil para os seus alunos e 98,59% que foi pedagogicamente relevante. A análise efetuada concretiza, assim, como estratégias interdisciplinares de aprendizagem não formais são, não só viáveis, mas também facilitadoras dos processos da educação formal em “escolas reais”, com “atores reais”.

Keywords
planetário; educação não formal; astronomia

Notes
ISBN: 978-972-8969-31-8 https://objsrv01.eventqualia.com/evt4-media/documents/livro_resumos_ICRE19_final.pdf

Livro de Resumos da International Conference of Research in Education (ICRE – 2019)

Escola Superior de Educação do Porto
Volume ICRE1, Number 7543
2019 July

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Universidade do Porto Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
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