RESEARCH
<< back

PP-IJUP2011-212

Abstract
A Cosmologia é uma área da física que tem sofrido uma evolução muito rápida nos últimos anos. A comparação de novos dados observacionais com modelos de Cosmologia e Física de Partículas é uma área que terá um grande desenvolvimento nos próximos anos, em grande parte devido ao aparecimento de uma nova geração de instrumentos e missões espaciais.

O Universo primitivo é um laboratório com condições únicas para experimentar a Física Fundamental. Esta equipa tem vindo a explorar vários sistemas e observáveis astrofísicos como ferramentas para testar o modelo atual da Cosmologia e da Física de Partículas, e a procurar indícios da presença de nova Física, ainda desconhecida. Estes testes astrofísicos complementam os testes experimentais atualmente em curso, por exemplo no LHC. Os interesses da presente equipa incluem estrelas, quasares e caraterísticas do Universo como um todo, incluindo a sua temperatura, a quantidade de energia escura que contém, e o valor das constantes fundamentais da natureza.

Os resultados desta análise são diretamente relevantes para a definição do caso científico (e, mais especificamente, da estratégica observacional) de futuros espetrógrafos como o ESPRESSO (em que o CAUP está diretamente envolvido) e o CODEX (planeado par o E-ELT). Determinar-se-á a precisão necessária das futuras observações de forma a ser possível distinguir entre o modelo padrão da Cosmologia e possíveis modelos alternativos.

Start
1 August 2012
End
31 July 2013


Universidade do Porto  Banco Santander Totta

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Universidade do Porto Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Fundação para a Ciência e a Tecnologia COMPETE 2020 PORTUGAL 2020 União Europeia