RESEARCH
<< back
ESPRESSO: um espectrógrafo de elevada resolução para a procura de exoplanetas rochosos

Alexandre Cabral
IA/U.Lisboa

Abstract
O ESPRESSO, Echelle SPectrogaph for Rocky Exoplanet and Stable Spectroscopic Observations, é um espectrógrafo de elevada resolução que está a ser instalado no mais avançado observatório da atualidade, o VLT (ESO), no deserto de Atacama no Chile.
O instrumento deverá entrar em funcionamento em finais de 2016, e Portugal é responsável pela construção da componente do instrumento que irá juntar a luz dos 4 telescópios de 8 metros do VLT, permitindo obter observações equivalentes às de um telescópio de 16 metros de diâmetro.
O objetivo principal do ESPRESSO é a procura de exoplanetas rochosos na zona de habitabilidade das suas estrelas através da técnica das velocidades radiais. Para tal, irá permitir detetar variações de velocidade das estrelas com uma precisão inferior a 10 cm/s.
Neste seminário iremos descrever o instrumento, a componente portuguesa da sua construção e alguma da ciência que ele irá permitir realizar.

2014 December 03, 14:00

IA/U.Lisboa
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (C6.2.51)
Campo Grande, 1749-016 Lisboa

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Universidade do Porto Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Fundação para a Ciência e a Tecnologia COMPETE 2020 PORTUGAL 2020 União Europeia