RESEARCH
<< back
A DINÂMICA DE N-CORPOS SOBRE SUPERFÍCIES, AS LEIS DE MAXWELL & OS AXIOMAS DA MECÂNICA

S. Boatto
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil

Abstract

Nos cursos de mecanica básica uma primeira abordagem às forças centrais e, em particular, à força gravitacional, é feita através das leis de Newton e da expressão da força gravitacional ”newtoniana”,

F= G m1m2/r2 .

É bom lembrar que a depend|ência 1/r2 na expressão da força é uma contribuição devida as experiências em R3 de Hooke (ver, entre outros, o livro de Arnold). Nesta abordagem o potencial gravitacional U(r) (F(x) = −∇x U) é derivado a partir do conhecimento da força.
Como encontrar a expressão da força gravitacional quando se estuda a dinâmica noutras geometrias? Por exemplo sobre superfícies?
Temos o problema de não poder realizar experiências bidimensionais para medir a força entre dois corpos e portanto devemos encontrar a resposta as seguintes perguntas:

1) Qual a definição de força central numa geometria qualquer?
2) Dada a distribuição de matéria sobre uma superfície quais são as equações fundamentais para deduzir o potencial gravitacional?

Propomos uma formulação da dinâmica diretamente na geometria intrínseca da superfície e utilizar as soluções fundamentais da equação do campo gravidacional. Vamos mostrar como as equações da dinâmica gravitacional estão estritamente ligadas às das cargas elétricas e às da dinâmica de vórtices pontuais. Além disso, vamos mostrar como leis conhecidas, tais como as leis de Kepler, e alguns axiomas da mecanica (as Leis de Newton) podem depender da geometria do espaço, i.e. , não são propriedades universais.

2017 June 22, 11:30

IA/U.Lisboa
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (C6.2.51)
Campo Grande, 1749-016 Lisboa

Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço Universidade do Porto Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Fundação para a Ciência e a Tecnologia
OUTREACH
Outreach at IA