ABOUT IA
List of open opportunities Archive
Science and Technology Management Grant, 1 position

Ref: IA2015-07-BGCT

Na Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, F. P. (FFCUL), encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia para licenciado ou mestre, no âmbito da unidade de I&D Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FIS/04434, com o apoio financeiro da FCT/MEC através de fundos nacionais e quando aplicável cofinanciado pelo FEDER, no âmbito do Acordo de Parceria PT2020, nas seguintes condições:
  1. Área Científica: Comunicação de Ciência
  2. Requisitos de admissão: Os Candidatos deverão possuir, no mínimo, formação básica ao nível da Licenciatura, com uma componente em Comunicação de Ciência e o seguinte perfil:
    • Excelente capacidade de expressão escrita e oral (língua portuguesa e inglesa)
    • Capacidade de trabalho em equipa
    • Organização de atividades de promoção científica
    • Experiência na elaboração e gestão de propostas a concursos, nacionais e internacionais, a projetos de desenvolvimento.
    • Conhecimentos de gestão de redes sociais
    • Flexibilidade e disponibilidade horárias que permitam a participação em atividades desenvolvidas pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço
    • Disponibilidade imediata
  3. Fatores preferenciais: pós-graduação na área de Comunicação de Ciência
  4. Plano de trabalhos: A bolsa tem como objetivos principais o acompanhamento de projetos de comunicação de ciência e/ou educativos e a pesquisa e elaboração de propostas para concursos, nacionais e internacionais, a projetos de desenvolvimento no âmbito da comunicação de ciência do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. O candidato selecionado participará ativamente no apoio à organização e execução de diversas atividades (nacionais e internacionais) de promoção de ciência, incluindo: sessões com investigadores e/ou alunos, palestras em escolas, palestras públicas e sessões de observação diurnas e noturnas. A gestão, em equipa, de redes sociais e elaboração de novas estratégias de comunicação serão também parte das funções do candidato selecionado.
  5. Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 202/2012, de 27 de agosto e alterado pelo Decreto- Lei nº 233/2012, de 29 de outubro, pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei n.º 89/2013 de 9 de julho, Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P., em vigor e do Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da FFCUL aprovado em 22 de dezembro de 2014.
  6. Local de trabalho: O trabalho será baseado no Pólo de Lisboa do Gabinete de Comunicação de Ciência do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, sob a orientação científica da Coordenação do Gabinete de Comunicação de Ciência do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. Visitas e desenvolvimento de trabalho no pólo do Porto do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, em interação com a restante equipa do Gabinete de Comunicação de Ciência, serão uma possibilidade.
  7. Duração da(s) bolsa(s): A bolsa tem início previsto em outubro de 2015. O contrato terá a duração de 6 meses poderá ser renovado, de acordo com o estipulado no Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. A renovação para além do período de vigência do projecto FIS/04434 estará pendente de uma avaliação intermédia favorável do mesmo.
  8. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa dependerá da qualificação do candidato (Licenciados: 745€; Mestre: 980€) conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País. Os Bolseiros usufruirão de um seguro de acidentes pessoais e, caso não se encontrem abrangidos por qualquer regime de proteção social, podem assegurar o exercício do direito à segurança social mediante adesão ao regime do seguro social voluntário, nos termos previstos do Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social. O valor da bolsa será pago mensalmente por transferência bancária.
  9. Métodos de seleção e respetiva valoração: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular (50%) e entrevista (50%).
  10. Composição do Júri de Seleção: José Afonso (Presidente), Rui Agostinho, João Retrê, Daniel Folha.
  11. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista por nota final obtida alfabeticamente afixada no átrio da Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa sito na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Edifício C 1 – 3.º Piso, Campo Grande, 1749-016 Lisboa, sendo o(a) candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.
  12. Prazo de candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 4 de Agosto a 11 de Setembro de 2015.
  13. Forma de apresentação das candidaturas: As candidaturas podem ser formalizadas através desta página, acompanhadas dos seguintes documentos:: Curriculum Vitae detalhado, carta de motivação e cópia do certificado de habilitações. Deverão ser enviadas também um mínimo de duas cartas de recomendação.


The period for application submission has ended for this opportunity.
Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço Universidade do Porto Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Fundação para a Ciência e a Tecnologia