ABOUT IA
List of open opportunities Archive
Science and Technology Management Grant in the IT field

Ref: IA2016-02-BGCT

O Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) abre concurso para atribuição de uma bolsa de Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia para licenciado ou mestre, no âmbito da unidade de I&D Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FIS/04434, com o apoio financeiro da FCT através de fundos nacionais e cofinanciado pelo FEDER, no âmbito do COMPETE e Acordo de Parceria PT2020.

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) reúne mais de dois terços de todos os investigadores que trabalham em Ciências Espaciais, em Portugal, e é responsável por uma fração ainda maior da produtividade nacional em revistas internacionais do ISI nesta área. O esforço de investigação e desenvolvimento no IA inclui a maioria dos tópicos na vanguarda da pesquisa em Astrofísica e Ciências Espaciais, complementado por trabalho sobre sistemas de instrumentação e com potencial de uso em Astronomia e Astrofísica.

Requisitos de admissão
Serão admitidos a concurso candidatos com o grau de licenciado ou mestre na área da informática, ou outras áreas afins.

Será dada preferência a candidatos com formação e experiência de investigação ou profissional nas seguintes áreas:
  • desenvolvimento e manutenção de aplicações web avançadas baseadas em PHP, HTML, CSS, Javascript, AJAX e REST;
  • implementação de interfaces web dinâmicas e responsivas;
  • desenvolvimento, administração e manutenção de bases de dados SQL, nomeadamente MySQL/MariaDB.

Plano de trabalhos: O candidato selecionado participará em atividades de apoio à investigação desenvolvida no âmbito da unidade de investigação Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, nomeadamente, no planeamento, manutenção e desenvolvimento da infraestrutura computacional de cálculo e redes de interligação.

Legislação e regulamentação aplicável: Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf) e Estatuto do Bolseiro de Investigação Cientifica (Lei nº 40/2004 de 18 de Agosto).

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, no Porto, sob orientação do Dr. Manuel Monteiro.

Duração da bolsa: A bolsa terá uma duração de 6 meses, podendo ser renovada até ao final de 2017. Renovações posteriores estão condicionadas à avaliação favorável da unidade de investigação FIS/04434. A bolsa deverá ter inicio preferencialmente em maio de 2016.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante mensal da bolsa poderá variar de acordo com a experiência demonstrada pelos candidatos e/ou adquirida ao longo da formação (Licenciados: 745-1245€; Mestre: 980-1480€) conforme tabela de valores da FCT (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). O valor da bolsa será pago mensalmente por transferência bancária.

Prazos e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 6 a 19 de abril de 2016.

As candidaturas são formalizadas usando o formulário a baixo e devem conter:
  • carta de motivação,
  • Curriculum Vitae detalhado,
  • listagem das unidades curriculares e respetivas notas,
  • cópia do comprovativo do grau académico.
Métodos de seleção
Só serão considerados candidatos com formação adequada na área da informática e afins.
  • carta de motivação (10%),
  • Curriculum Vitae (65%),
  • entrevista (25%).

Para mais informações contactar o Dr. Manuel Monteiro.

Júri de Seleção
João J. G. Lima
José Afonso
Sérgio A. G. Sousa
Manuel Monteiro

Data de Publicação: 21 março 2016



The period for application submission has ended for this opportunity.
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Universidade do Porto Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Fundação para a Ciência e a Tecnologia COMPETE 2020 PORTUGAL 2020 União Europeia