ABOUT IA
List of open opportunities Archive
Science and Technology Management Grant

Ref: IA2017-12-BGCT

O Centro de Investigação em Astronomia/Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP), abre concurso para a atribuição de 1 (uma) Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia (BGCT) para Licenciado ou Mestre, no âmbito da unidade de I&D Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FIS/04434, financiado por fundos nacionais através da FCT e cofinanciado pelo FEDER, no âmbito do COMPETE2020 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização e do Acordo de Parceria PT2020 (refª: POCI-01-0145-FEDER-007672).

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) reúne mais de dois terços de todos os investigadores que trabalham em Ciências Espaciais, em Portugal, e é responsável por uma fração ainda maior da produtividade nacional em revistas internacionais do ISI nesta área. O esforço de investigação e desenvolvimento no IA inclui a maioria dos tópicos na vanguarda da pesquisa em Astrofísica e Ciências Espaciais, complementado por trabalho sobre sistemas de instrumentação e com potencial de uso em Astronomia e Astrofísica.

1. Área Científica: Gestão de Ciência e Tecnologia

2. Requisitos de admissão:

- Os candidatos deverão possuir formação ao nível da Licenciatura;
- Domínio da língua portuguesa e inglesa (falada e escrita no registo institucional).

3. Fatores preferenciais:

  • Capacidade de iniciativa e desenvolvimento de tarefas autonomamente e de forma proactiva;
  • Excelente capacidade de planeamento e organização com vista ao cumprimento de prazos;
  • Sentido de confidencialidade, responsabilidade, capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal;
  • Conhecimento do Sistema Científico, Tecnológico e de Inovação Nacional e sua organização;
  • Conhecimento sobre o processo de candidatura e obtenção de financiamento, nacional e internacional, em concursos competitivos;
  • Experiência de organização e participação em reuniões, conferências e seminários de âmbito internacional;
  • Experiência na coordenação a nível logístico e financeiro com entidades financiadoras e coordenadoras;
  • Experiência de organização de atividades de promoção da cultura científica;
  • Flexibilidade e disponibilidade horária que permitam a participação em atividades desenvolvidas pelo IA;
  • Disponibilidade imediata.

4. Plano de trabalhos:

  • apoio à realização das atividades de gestão de projetos de investigação do IA, na componente financeira e de reporte interno e externo;
  • apoio à elaboração de propostas para concursos, nacionais e internacionais, de projetos do IA;
  • promoção ativa de oportunidades de colaboração relevantes;
  • apoio à organização e execução de diversas atividades (nacionais e internacionais);
  • apoio aos investigadores responsáveis de projetos de I&D na execução administrativa e financeira, assegurando o cumprimento das regras do programa financiador e dos regulamentos, nomeadamente no que respeita aos processos de aquisição de bens e serviços e contratações de recursos humanos;
  • coordenação da informação sobre a execução financeira e produção científica e outras ações de I&D ao longo e após o final do período de atividade dos projetos, com gestão de dados em plataforma científica específica;
  • elaboração de relatórios de apoio.

5. Legislação e regulamentação aplicável: Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf) e Estatuto do Bolseiro de Investigação Cientifica (Lei nº 40/2004 de 18 de Agosto).

6. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no IA, no Porto. Visitas e desenvolvimento de trabalho no IA, em Lisboa, em interação com a restante equipa, serão uma possibilidade.

7. Duração das bolsas: A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em janeiro de 2018. A renovação da bolsa estará pendente de relatório de atividades apresentado. A renovação, até ao máximo estipulado no Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., estará pendente do resultado da avaliação da unidade e decisão sobre o programa de financiamento que estará em vigor após 2018.

8. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante mensal da bolsa poderá variar de acordo com a qualificação e experiência profissional demonstrada pelos candidatos (Licenciado: 745-1245€, Mestre: 980-1480€) conforme tabela de valores da FCT (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). Ao valor do subsídio acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o candidato opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais. O valor da bolsa será pago mensalmente por transferência bancária.

9. Métodos de seleção e respetiva valoração: Os candidatos serão avaliados em duas fases. A primeira fase consistirá na apreciação curricular e elegibilidade (40%), adequação do CV e perfil do candidato ao plano de trabalhos (50%) e carta de motivação (10%). Os candidatos selecionados, com classificação superior a 70%, comparecerão a entrevista para uma segunda fase de avaliação (por teleconferência ou videoconferência se necessário). Neste caso, para os candidatos que passarem à fase de entrevista, a primeira componente de avaliação pesará 60& e a entrevista pesará 40%.

Os candidatos serão listados por ordem decrescente da classificação final, sendo a bolsa oferecida ao candidato do topo da lista. O júri poderá não atribuir a bolsa caso não seja encontrado candidato com o perfil adequado.

10. Composição do Júri de Seleção: João Lima (presidente), José Afonso, Nuno Santos, Filipe Gameiro, Manuel Monteiro.

11. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os candidatos serão notificados por e-mail do resultado do concurso.

12. Prazo de candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 15 a 31 de dezembro de 2017.

13. Forma de apresentação das candidaturas: As candidaturas são formalizadas usando o formulário a baixo e devem conter:
  • carta de motivação;
  • Curriculum Vitae detalhado;
  • certificados de habilitações;
  • comprovativos relativos à experiência profissional (opcional);
  • comprovativos de cursos ou estágios realizados (opcional);
  • listagem das unidades curriculares e respetivas notas (opcional);
  • cartas de recomendação (opcional).
Para mais informações contactar o Dr. Manuel Monteiro.

Data de Publicação
28 novembro 2017

The period for application submission has ended for this opportunity.
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Universidade do Porto Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Fundação para a Ciência e a Tecnologia COMPETE 2020 PORTUGAL 2020 União Europeia