NEWS
De Vénus para outros mundos
2019 outubro 08

Imagem sintética em cores falsas de Vénus. Créditos: JAXA e equipa do projeto PLANET-CImagem do topo das nuvens de Vénus obtida pela câmara de ultravioletas UVI da sonda Akatsuki. Créditos: JAXA
O planeta Vénus roda vagarosamente. Só ao fim de 243 dias terrestres terá dado uma volta completa sobre si próprio. A atmosfera, porém, rodopia a outro compasso. A cada quatro dias dá uma volta ao planeta, varrendo-o com ventos constantes que rondam os 400 quilómetros por hora, a velocidade de um furacão de categoria máxima.

Prossegue a procura de uma causa para o que originou e mantém esta discrepância entre a languidez do globo sólido e o furor do seu envelope atmosférico. Novas medições com uma precisão sem precedentes das velocidades dos ventos a cerca de 70 quilómetros da superfície foram agora divulgadas. O estudo1, publicado na revista Icarus, foi liderado por Ruben Gonçalves, investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA2) e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL).

Este estudo apresenta o levantamento até agora mais completo e preciso do vento que se desloca do equador para os polos de Vénus, o chamado vento meridional3. “Este trabalho dá continuidade a estudos anteriores, em que observações espaciais e observações realizadas a partir da Terra são feitas em simultâneo”, diz Ruben Gonçalves. “São utilizadas duas técnicas diferentes mas complementares, para melhor compreender a circulação atmosférica de Vénus.

Um dos instrumentos utilizados pelos investigadores é de calibre superior, desenvolvido para estudar os sinais de planetas a orbitar outras estrelas – os exoplanetas – localizados a dezenas ou centenas de anos-luz. Foi a primeira vez que o espectrógrafo HARPS-Norte, instalado no Telescopio Nazionale Galileo, nas Canárias, foi utilizado para observar a atmosfera de um planeta do próprio Sistema Solar.

Com este “Ferrari” dos espectrógrafos foram obtidos espectros de excelente qualidade da luz solar refletida pelo topo das nuvens de Vénus, a cerca de 70 quilómetros da superfície, onde os ventos atingem velocidades máximas. Ruben Gonçalves inferiu a velocidade do vento a partir do efeito que o movimento das nuvens exerce sobre a luz solar por elas refletida na direção da Terra. O resultado foi uma precisão inédita nas medições do vento meridional em Vénus.

Nos dias 28 e 29 de janeiro de 2017, o HARPS-Norte observou o topo das nuvens em simultâneo com outro instrumento situado a milhões de quilómetros. A câmara UVI, montada na sonda Akatsuki, da Agência Espacial Japonesa (JAXA), a orbitar o planeta Vénus, registou nos ultravioletas as imagens das nuvens na mesma zona observada na luz visível pelo espectrógrafo a partir da Terra.

Analisando pares de imagens do mesmo ponto de Vénus separadas de duas horas, Ruben Gonçalves estudou a forma como os padrões da nuvens se movimentaram nesse período de tempo. Obteve assim velocidades médias dos ventos nas duas direções – paralela e perpendicularmente ao equador.

Outro aspeto interessante neste trabalho é que, embora em teoria as duas técnicas estivessem a observar a mesma altitude no topo das nuvens, o resultado é que, comparando também trabalhos anteriores, há uma diferença nos valores das velocidades”, diz Ruben Gonçalves. “Aquelas obtidas com o estudo dos espectros são mais elevadas em cerca de 36 quilómetro por hora. Isso dá a ideia de que estaremos talvez a observar camadas de nuvens a diferentes altitudes.” Esta aparente divergência entre as duas técnicas é o tema de um artigo em que a equipa de investigadores está agora a trabalhar.

No futuro próximo, Ruben Gonçalves vai aprender as técnicas utilizadas com um outro espectrógrafo dedicado ao estudo de exoplanetas, o ESPRESSO4, instrumento com participação do IA e instalado no Very Large Telescope (VLT), do ESO. O seu objetivo é vir a contribuir com a sua experiência no estudo de atmosferas do Sistema Solar para o estudo de atmosferas de exoplanetas, uma área que está ainda a dar os primeiros passos.


Notas
  1. O artigo “Venus' cloud top wind study: Coordinated Akatsuki/UVI with cloud tracking and TNG/HARPS-N with Doppler velocimetry observations”, por Ruben Gonçalves et al., foi publicado na revista científica Icarus, volume 335 (DOI: https://doi.org/10.1016/j.icarus.2019.113418).
  2. O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) é a instituição de referência na área em Portugal, integrando investigadores da Universidade de Lisboa e da Universidade do Porto, e englobando a maioria da produção científica nacional na área. Foi avaliado como “Excelente” na última avaliação de unidades de investigação e desenvolvimento organizada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). A atividade do IA é financiada por fundos nacionais e internacionais, incluindo pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (UID/FIS/04434/2019).
  3. O vento meridional é uma componente de vento perpendicular ao equador, e que transporta energia do equador para os polos. Este vento é concordante com uma circulação atmosférica que encontramos na Terra, a chamada célula de Hadley: uma ascensão de ar quente na região do equador fluindo rumo a latitudes médias, onde desce de novo para mais perto da superfície antes de regressar ao equador.
  4. O espectrógrafo ESPRESSO é um instrumento de alta resolução que irá permitir descobrir exoplanetas semelhantes à Terra. O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) teve uma forte participação no consórcio, e por isso terá acesso privilegiado à exploração científica deste instrumento. O ESPRESSO será também a ferramenta mais potente no mundo para verificar se as constantes físicas da Natureza se alteraram desde que o Universo era jovem, tal como preveem algumas teorias fundamentais da Física.

Contactos
Ruben Gonçalves

Grupo de Comunicação de Ciência
Sérgio Pereira
Ricardo Cardoso Reis
João Retrê (Coordenação, Lisboa)
Daniel Folha (Coordenação, Porto)

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Universidade do Porto Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Fundação para a Ciência e a Tecnologia COMPETE 2020 PORTUGAL 2020 União Europeia