NEWS
Ciências do Espaço de Excelência em Portugal
2014 dezembro 23

Logo IA

O recém-criado Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) foi um dos 52 centros de investigação nacionais, de entre os 322 avaliados na segunda fase, a ter classificação de “Excelente” na avaliação que a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) encomendou à European Science Foundation (ESF).

A excelência da investigação do IA já tinha sido reconhecida recentemente pela FCT, com a atribuição de cinco novos contratos de investigador FCT, sendo a unidade de investigação na área das ciências exatas com mais contratos atribuídos este ano. Até agora, a equipa de mais de 60 investigadores, já incluía quatro investigadores FCT com contratos de Nível de Consolidação (contratos de topo), dois de Nível de Desenvolvimento e dois de Nível Inicial.

José Afonso (IA e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa), coordenador do IA comenta: “O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço inicia a sua atividade da melhor forma, com o reconhecimento da enorme qualidade dos investigadores e das competências que reúne, e do que ainda pode trazer para o país em termos de conhecimento e desenvolvimento tecnológico nesta área”.

O IA resulta da fusão dos dois maiores centros de investigação em Astronomia, o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) e o Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa (CAAUL), englobando cerca de 70% da investigação científica nacional na área. Esta união de esforços contribuiu decisivamente para tornar as Ciências do Espaço numa das áreas da investigação portuguesa de maior impacto internacional.

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Universidade do Porto Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Fundação para a Ciência e a Tecnologia COMPETE 2020 PORTUGAL 2020 União Europeia