NEWS
Digressão Ignite Astro
2016 janeiro 12

aqui.">Cartaz do evento disponível para descarregar em PDF aqui.

Chama-se Ignite Astro e é uma digressão inédita em Portugal. Durante este ano, os investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA1) vão falar sobre a sua investigação, em alguns locais com menos acesso à investigação em Astrofísica. São séries de apresentações de cinco minutos cada, que irão dar a conhecer mensalmente, de uma forma breve e compacta, os temas da investigação que se faz no IA.

Para o coordenador do IA, José Afonso (IA e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa): “O gosto pela Ciência está em todos, mas infelizmente a Ciência não chega a todos os locais com a mesma facilidade. No IA assumimos o dever, e o prazer, em comunicar a ciência que fazemos, e com a Digressão Ignite Astro pretendemos levar um pouco da Astrofísica e das Ciências do Espaço nacionais a todos os portugueses - muito em particular, aos que estão mais longe dos grandes centros urbanos.

Em cada evento Ignite Astro oito investigadores apresentam a sua investigação em apenas cinco minutos cada. Seguindo o conceito dos eventos Ignite, cada investigador terá uma sequência de 20 slides, que avançam automaticamente a cada 15 segundos.

João Retrê (IA e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa), cocoordenador do Gabinete de Comunicação de Ciência do IA, comenta: “O formato Ignite cativa a atenção de todos pela diversidade e rapidez das apresentações, criando momentos de espetáculo e entretenimento. A expetativa de ver os investigadores serem ultrapassados pelos slides cria dinâmica e diversão, que são características desta forma descontraída de apresentar e aprender ciência.

O formato compacto dos eventos Ignite Astro permite expor, em menos de uma hora, oito a dez temas atuais da investigação em ciências do espaço, que vão da deteção e estudo de exoplanetas, às estruturas em larga escala do Universo e a sua relação com a matéria e a energia escuras, passando pelo estudo dos buracos negros supermassivos ou pela procura das galáxias mais longínquas.

A Digressão Ignite Astro começa já no dia 16 deste mês às 20:30, no Auditório Municipal Padre Bento da Guia, em Moimenta da Beira. Em fevereiro seguirá para o Montijo, seguido de Grândola Vila Real, Tavira, Beja e Bragança nos meses seguintes.

A Digressão Ignite Astro pode ser seguida aqui, no website do IA e também no Facebook, Twitter e Google+.

Notas

  1. O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) é a maior unidade de investigação na área das Ciências do Espaço em Portugal, englobando a maioria da produção científica nacional na área. Foi avaliado como “Excelente” na última avaliação que a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) encomendou à European Science Foundation (ESF).

Contactos

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Universidade do Porto Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Fundação para a Ciência e a Tecnologia COMPETE 2020 PORTUGAL 2020 União Europeia