NEWS
Teresa Lago premiada pela promoção da cultura científica
2018 novembro 22

Teresa Lago
Teresa Lago, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA1) e Secretária-Geral da União Astronómica Internacional (IAU), recebeu o Grande Prémio Ciência Viva Montepio 2018, o qual visa distinguir uma intervenção meritória na divulgação científica e tecnológica em Portugal. A cerimónia de entrega dos Prémios Ciência Viva Montepio 2018 terá lugar no dia 24 de novembro às 15h00, no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.

Em comunicado, a Agência Ciência Viva justifica a escolha de Teresa Lago “pela sua ação notável na promoção da cultura científica enquanto professora, investigadora, autora e divulgadora no campo da astronomia”.

A par da sua carreira científica, Teresa Lago foi uma das grandes impulsionadoras do desenvolvimento da Astronomia em Portugal. Em 1983 criou a primeira licenciatura em Astronomia do país, na Universidade de Porto. Já em 1987, a pedido da então Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT, antecessora da atual Fundação para a Ciência e Tecnologia), preparou o “Plano Nacional para o Desenvolvimento da Astronomia”, um passo fundamental para o reconhecimento da formação e da investigação da Astronomia em Portugal.

No ano seguinte, Teresa Lago fundou o Centro de Investigação em Astronomia e Astrofísica da Universidade de Porto (CAUP), o primeiro centro de investigação nesta área em Portugal, o qual dirigiu até 2006. Desde a sua fundação que o CAUP inscreve entre os seus objetivos estatutários a divulgação da ciência e a promoção da cultura científica. Da fusão das unidades de investigação CAUP e Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa (CAAUL), em outubro de 2014, nasceu o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).

Foi ainda responsável pela elaboração do projeto do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, que completa 20 anos no próximo dia 24 de novembro. Este centro de ciência da Universidade do Porto tem estreita ligação com o IA, que é responsável pela gestão científica das atividades do planetário e cujo polo do Porto está sediado no edifício do CAUP/Planetário do Porto.

Teresa Lago é membro do IA e, desde agosto deste ano, exerce funções como Secretária-Geral da União Astronómica Internacional (IAU), cargo que ocupará até 2021.

Os Prémios Ciência Viva Montepio são atribuídos anualmente pela Ciência Viva a personalidades e instituições que se destacaram na promoção da cultura científica em Portugal. Em 2018, para além de Teresa Lago, estes prémios distinguiram Filipe Ressurreição e Edgar Canelas nas categorias de Educação e Media, respetivamente.


Notas
  1. O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) é a maior unidade de investigação na área das Ciências do Espaço em Portugal, integrando investigadores da Universidade do Porto e da Universidade de Lisboa, e englobando a maioria da produção científica nacional na área. Foi avaliado como “Excelente” na última avaliação que a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) encomendou à European Science Foundation (ESF). A atividade do IA é financiada por fundos nacionais e internacionais, incluindo pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (UID/FIS/04434/2013), POPH/FSE e FEDER através do COMPETE 2020.


Grupo de Comunicação de Ciência
Sérgio Pereira
Ricardo Cardoso Reis

João Retrê (Coordenação, Lisboa)
Daniel Folha (Coordenação, Porto)


Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Universidade do Porto Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Fundação para a Ciência e a Tecnologia COMPETE 2020 PORTUGAL 2020 União Europeia