NEWS
Foguetão espacial espera por selfie portuguesa
2019 fevereiro 21

estou sempre sob as estrelas quando chove." (em inglês no original). Créditos: Vanessa Sousa Dias.">Imagem partilhada por Vanessa Dias no Twitter em novembro de 2018 e premiada no concurso #SpaceSelfie, organizado pela Agência Espacial Europeia (ESA). Créditos: Vanessa Sousa Dias.Vista aérea das plataformas de lançamento na base espacial da ESA em Kourou, na Guiana Francesa. Créditos: ESA–Stephane Corvaja.
A Agência Espacial Europeia (ESA) anunciou Vanessa Dias entre as quatro pessoas premiadas, a nível europeu, no concurso de fotografia #SpaceSelfie, que decorreu durante o mês de novembro de 2018. Vanessa Dias participou na sessão Noites no Observatório de 24 de novembro, organizada pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA1) e, incentivada pelo anúncio ao concurso feito durante a sessão, partilhou a sua #spaceselfie. Esta garantiu-lhe agora uma viagem a Kourou, base de lançamentos da ESA na Guiana Francesa, para ver ao vivo o lançamento de um foguetão espacial.

No concurso #SpaceSelfie os participantes deveriam tirar uma selfie que evocasse o Espaço e partilhá-la nas redes sociais com o hashtag do nome do concurso. Deveriam ter também participado num dos 280 eventos no âmbito das European Space Talks, um programa organizado em novembro em 27 países europeus e que aproximou o público de investigadores e profissionais na área do Espaço. O IA organizou três eventos2, um dos quais a sessão Noites no Observatório do dia 24.

Já tinha lido no Twitter algumas informações sobre o concurso”, disse Vanessa Dias ao IA, “mas não tinha prestado muita atenção. Foi a menção ao concurso nas Noites no Observatório que me fez pensar no assunto.

Com um percurso ligado sobretudo às ciências sociais e às artes, Vanessa tem no entanto um interesse de longa data na astronomia. “Sinto que o Espaço diz respeito a todos nós, na medida em que tudo aquilo que somos é também parte do Espaço.”

Perguntámos-lhe como surgiu a ideia da fotografia com que concorreu. “Depois da sessão choveu e ao abrir o chapéu de chuva sorri, pois a verdade é que ando com chapéus com constelações e com estrelas e sempre que chove tenho o céu estrelado por cima de mim. Portanto, a ideia esteve comigo ao longo de vários anos.” Colocou-a na frase com que partilhou a fotografia, em inglês no original: “Acabei de me aperceber de que estou sempre sob as estrelas quando chove.

Estimulada pela atividade organizada pelo IA a 27 de julho para a observação do eclipse total da Lua, em parceria com o Museu de Lisboa – Teatro Romano, Vanessa Dias tornou-se desde setembro uma presença assídua nas Noites no Observatório, uma iniciativa mensal organizada pelo IA em parceria com o Planetário Calouste Gulbenkian-Centro Ciência Viva. Não poderia ela adivinhar que, por uma cadeia de acontecimentos, esse eclipse lunar a levará a tirar selfies com um foguetão em fundo.



Notas
  1. O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) é a maior unidade de investigação na área das Ciências do Espaço em Portugal, integrando investigadores da Universidade do Porto e da Universidade de Lisboa, e englobando a maioria da produção científica nacional na área. Foi avaliado como “Excelente” na última avaliação que a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) encomendou à European Science Foundation (ESF). A atividade do IA é financiada por fundos nacionais e internacionais, incluindo pela FCT/MCES (UID/FIS/04434/2019).
  2. Além das Noites no Observatório de 24 de novembro, os outros eventos organizados pelo IA no âmbito das European Space Talks foram Ignite IAstro – Tomar, a 10 de novembro, e 3, 2, 1…Descolagem!!, no Planetário do Porto-Centro Ciência Viva, também no dia 24.


Contactos

Vanessa Dias

Grupo de Comunicação de Ciência
Sérgio Pereira
Ricardo Cardoso Reis
João Retrê (Coordenação, Lisboa)
Daniel Folha (Coordenação, Porto)

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Universidade do Porto Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Fundação para a Ciência e a Tecnologia COMPETE 2020 PORTUGAL 2020 União Europeia