NEWS
Instrumento que irá estudar o Universo quente é discutido em Lisboa
2018 novembro 20

Conceção artística do proposto Athena, telescópio avançado para astrofísica de altas energias. Créditos: MPE, ESA, Athena Team.Identidade visual do instrumento Athena-WFI. Créditos: Athena Team.
A missão Athena, da Agência Espacial Europeia (ESA), cujo lançamento está previsto para 2031, irá permitir o estudo do Universo quente e energético através de observação nos raios X. O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA1) é membro do consórcio internacional de desenvolvimento do instrumento Athena-WFI, do inglês, Wide Field Imager (câmara de grande campo), um dos dois instrumentos científicos que farão parte do observatório espacial Athena. O IA organiza o oitavo encontro do consórcio, reunindo na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), entre os dias 20 e 22 de novembro, mais de 70 especialistas dos vários institutos membros do consórcio, provenientes de dez países europeus e dos Estados Unidos da América.

O observatório espacial Athena terá duas missões principais. Irá investigar a forma como os buracos negros supermassivos evoluíram e determinam a própria evolução do Universo, detetando-os no centro de galáxias em formação no Universo primordial. Irá também ajudar a compreender a agregação da matéria em torno das estruturas de larga-escala do Universo, em particular fazendo o mapa da distribuição do gás quente nos enxames de galáxias e no meio intergaláctico.

Desenvolver um telescópio espacial é uma tarefa que se pode prolongar por muitos anos, mas é essencial para garantir acesso às melhores observações do Universo e realizar a melhor Ciência”,  comenta José Afonso, líder da participação portuguesa no Athena e membro da direção do instrumento Athena-WFI. “A participação nacional no futuro telescópio de raios X da Agência Espacial Europeia é uma demonstração da vitalidade e robustez da comunidade astronómica portuguesa e da aposta continuada no estudo do Universo e das nossas origens.

Este encontro em Lisboa pretende discutir o estado do desenvolvimento do instrumento Athena-WFI e os seus vários subsistemas, assim como os seus objetivos científicos, a otimização da instrumentação de base e a preparação do centro científico do instrumento.

Daqui a pouco mais de uma década, estaremos a usar o telescópio Athena para detetar e estudar os primeiros buracos negros nas primeiras galáxias do Universo”, diz José Afonso. Este será um trabalho na continuidade da participação que o IA já tem na nova geração de instrumentos e infraestruturas do ESO e dos futuros radiotelescópios. José Afonso acrescenta: “Quando o Athena iniciar o seu estudo do Universo saberemos já muito mais do que hoje, e esse é um desafio: como desenvolver um telescópio para estudar o que agora apenas imaginamos conseguir descobrir até lá!



Notas
  1. O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) é a maior unidade de investigação na área das Ciências do Espaço em Portugal, integrando investigadores da Universidade do Porto e da Universidade de Lisboa, e englobando a maioria da produção científica nacional na área. Foi avaliado como “Excelente” na última avaliação que a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) encomendou à European Science Foundation (ESF). A atividade do IA é financiada por fundos nacionais e internacionais, incluindo pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (UID/FIS/04434/2013), POPH/FSE e FEDER através do COMPETE 2020.


Grupo de Comunicação de Ciência
Sérgio Pereira
Ricardo Cardoso Reis

Daniel Folha (Coordenação, Porto)
João Retrê (Coordenação, Lisboa)

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Universidade do Porto Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Fundação para a Ciência e a Tecnologia COMPETE 2020 PORTUGAL 2020 União Europeia