NEWS
Códigos de síntese espectral sem emissão de gás ionizado produzem estimativas erradas das características das galáxias
2019 abril 05

Galáxia espiral NGC 1964. Créditos: ESO/Jean-Christophe Lambry
Recorrendo ao código FADO1 os investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA2) Leandro Cardoso, Jean Michel Gomes e Polychronis Papaderos, concluíram que os atuais códigos de síntese populacional, que não contabilizam a emissão do gás ionizado das galáxias, levam a grandes viés na interpretação da evolução das galáxias.

Uma característica chave deste trabalho3, publicado recentemente na revista Astronomy & Astrophysics, e o primeiro de uma série a ser publicada no futuro próximo, é que pega no trabalho original desenvolvido com o FADO, mas insere uma série de galáxias sintéticas que permitem quantificar a robustez dos atuais códigos de síntese espectral.

Leandro Cardoso (IA & Universidade do Porto) comenta: “Estes resultados mostram a importância da modelação da emissão das nebulosas em galáxias que estão a formar estrelas ativamente, para uma melhor estimativa da componente estelar. Isto faz do FADO uma ferramenta de análise espectral única, que permite analisar as características físicas e propriedades de evolução destes objetos extragaláticos”.

Uma das conclusões resultante códigos de síntese populacional que usam modelos apenas com emissão estelar é uma aparente distribuição artificial de idades bimodal, já que um código destes irá interpretar a emissão avermelhada de uma nebulosa como uma maior contribuição de estrelas antigas, levando a uma errada classificação da galáxia.

Para o investigador FCT Polychronis Papaderos (IA & Universidade do Porto): “Um resultado de nota neste artigo é uma subtil bimodalidade na história de formação estelar, que a emissão estelar induz. Esta bimodalidade na distribuição das idades das estrelas, que não está presente nos resultados do FADO, pode ter inúmeras implicações astrofísicas”.

O FADO será por isso uma ferramenta essencial para estudar a evolução galáctica em rastreios do Universo a larga escala, com a nova geração de instrumentos como o MOONS, que será instalado no VLT (ESO). “O MOONS está a ser construído com coordenação do IA, e conta com uma substancial contribuição científica e técnica da equipa portuguesa. O FADO irá aumentar enormemente a nossa capacidade de explorar as observações de ponta que o MOONS irá realizar já em 2019”, disse o coordenador do IA José Afonso (IA & Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).


Notas
  1. FADO é uma ferramenta de análise, desenvolvida pelos astrofísicos do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) Jean Michel Gomes e Polychronis Papaderos, que usa a luz emitida quer pelas estrelas, quer pelo gás ionizado de uma galáxia, para reconstruir a sua história de formação através do uso de algoritmos genéticos.
  2. O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) é a maior unidade de investigação na área das Ciências do Espaço em Portugal, integrando investigadores da Universidade do Porto e da Universidade de Lisboa, e englobando a maioria da produção científica nacional na área. Foi avaliado como “Excelente” na última avaliação que a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) encomendou à European Science Foundation (ESF). A atividade do IA é financiada por fundos nacionais e internacionais, incluindo pela FCT/MCES (UID/FIS/04434/2019).
  3. O artigo “Self-consistent population spectral synthesis with Fado I. The importance of nebular emission in modelling star-forming galaxies” foi publicado na revista Astronomy & Astrophysics e está disponível online (DOI: 10.1051/0004-6361/201833438).

Contactos

Leandro Cardoso
Jean Michel Gomes
Polychronis Papaderos

Grupo de Comunicação de Ciência
Ricardo Cardoso Reis
Sérgio Pereira
Daniel Folha (Coordenação, Porto)
João Retrê (Coordenação, Lisboa)

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Universidade do Porto Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Fundação para a Ciência e a Tecnologia COMPETE 2020 PORTUGAL 2020 União Europeia