NEWS
Jardins ao luar no Palácio de Belém celebram os 50 anos da chegada à Lua
2019 julho 17

Missão Apollo 11, em 1969, na superfície lunar. Créditos: NASA.Jardim do Buxo, onde se realizarão as observações com telescópios, no Palácio de Belém, Lisboa. Créditos: Museu da Presidência da República.
Neste sábado, 20 de julho, 50 anos depois da primeira pegada humana na Lua, o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA1) e o Museu da Presidência da República (MPR) associam-se para oferecer uma noite ao luar nos jardins do Palácio de Belém. O programa, integralmente gratuito, inclui a observação da Lua com vários telescópios num momento musical solene, uma sessão especial de comunicação de ciência Ignite IAstro, que levará a assistência numa viagem do Sistema Solar aos confins do Universo, e uma espreitadela à agenda pessoal do Presidente Américo Tomás, de 1969, com o registo da chegada à Lua.

Há meio-século, o americano Neil Armstrong, transportado até à superfície da Lua pela missão Apollo 11, tornava-se o primeiro ser humano a caminhar sobre outro corpo celeste que não a Terra. A Lua será sempre o primeiro capítulo da exploração de outros mundos, e é esse feito que se celebra no próximo dia 20 de julho nos jardins do Palácio de Belém.

Com abertura de portas às 21h00, o sinal de partida desta celebração será dado às 21h30 no relvado do Jardim dos Teixos com a sessão especial Ignite IAstro – Uma corrida pelo Universo em contrarrelógio. De modo rápido e acessível, com intervenções de cinco minutos cada, oito investigadores do IA vão abrir janelas sobre a paisagem da investigação atual em ciências do espaço realizada em Portugal. A exploração da Lua, a descoberta de planetas fora do Sistema Solar, a “música” das estrelas, a evolução das galáxias, e os observatórios espaciais, são alguns dos temas que irão ser ilustrados.

Já no Jardim do Buxo – um dos locais mais emblemáticos do Palácio de Belém – um momento musical dará as boas-vindas à protagonista da noite, a Lua, visível a partir das 23h30 com os telescópios do IA aí instalados. Ao som de peças musicais que ao longo dos tempos têm evocado o satélite natural da Terra, o público poderá observar este astro e obter fotografias com telemóvel através dos telescópios. Na mesma ocasião, os visitantes poderão observar os planetas Júpiter, com as suas luas, e Saturno, com os seus anéis.

Para os mais curiosos ou os mais tímidos, haverá ainda uma sessão de conversa cara-a-cara com astrónomos do IA a partir da meia-noite. No formato speed-dating, em encontros de dois minutos, cada pessoa poderá falar individualmente com um astrónomo, colocando perguntas sobre o dia-a-dia de quem tenta desvendar os mistérios do Universo.

No Museu da Presidência da República – que permanecerá aberto nessa noite – o público poderá ver a agenda pessoal do Presidente Américo Tomás e o registo da chegada à Lua, bem como um documentário da RTP sobre esse grande acontecimento. “A chegada da Humanidade à Lua é um momento único na História e representa um passo de gigante na evolução da Humanidade”, afirma o coordenador do IA, José Afonso (IA e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa). “O IA, que diariamente estuda os maiores mistérios do Universo, celebra com entusiasmo este momento, e é uma honra poder fazê-lo nos jardins do Palácio de Belém, mostrando o fascínio da investigação sobre o Espaço ʻmade in Portugalʼ e revelando um pouco do que poderá ser a aventura da Humanidade nos próximos anos e séculos.

Maria Antónia Pinto de Matos, diretora do MPR, salienta a importância da abertura ao público, em período noturno, dos jardins do Palácio de Belém e do museu para assinalar um dos grandes acontecimentos históricos do séc. XX.

Esta é também uma das iniciativas com que, ao longo de 2019, o IA se associa à celebração dos 100 anos da União Astronómica Internacional (IAU).


Notas
  1. O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) é a maior unidade de investigação na área das Ciências do Espaço em Portugal, integrando investigadores da Universidade do Porto e da Universidade de Lisboa, e englobando a maioria da produção científica nacional na área. Foi avaliado como “Excelente” na última avaliação que a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) encomendou à European Science Foundation (ESF). A atividade do IA é financiada por fundos nacionais e internacionais, incluindo pela FCT/MCES (UID/FIS/04434/2019).

Contactos
José Afonso
Elsa Santos Alípio – MPR (Tel: +351 21 361 46 60)

Grupo de Comunicação de Ciência
Sérgio Pereira
Ricardo Cardoso Reis
João Retrê (Coordenação, Lisboa)
Daniel Folha (Coordenação, Porto)

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Universidade do Porto Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Fundação para a Ciência e a Tecnologia COMPETE 2020 PORTUGAL 2020 União Europeia