NEWS
Pesquisa GAIA-ESO ajuda a calcular a idade de estrelas gigantes
2019 setembro 27

Proporção C/N de estrelas em enxames em função da idade.Imagem artística da sonda espacial Gaia. Crédito: ESA/ATG medialab; Imagem fundo: ESO/S. Brunier.
Segundo um estudo recente, que conta com a participação do investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA1) Sérgio Sousa, é possível estimar a idade de estrelas gigantes medindo a proporção Carbono/Nitrogénio na sua constituição. Este estudo foi publicado na edição de setembro da revista Astronomy & Astrophysics.

A idade de uma estrela é um dos parâmetros mais difíceis de estimar com exatidão, mas a análise de enxames de estrelas ajudam a simplificar essa tarefa pois é possível combinar observações de várias estrelas que nasceram basicamente ao mesmo tempo.

Segundo Sérgio Sousa (IA & Faculdade de Ciências da Universidade do Porto): “Este estudo permitiu-nos fazer uma ligação direta entre a idade de estrelas e o rácio dos elementos de Carbono e Nitrogénio que estão presentes nas atmosferas das estrelas. A relação foi feita com base na idade dos enxames e pode ser usada para estimar a idade com mais precisão em estrelas da nossa galáxia que não pertençam a enxames e para as quais temos medições das abundâncias de C e N.

Sérgio Sousa é um dos membros do GAIA-ESO Survey (GES), um projeto internacional que tem como objetivo complementar as observações da missão GAIA (ESA) com dados públicos de pesquisas espectroscópicas do Observatório Europeu do Sul (ESO). O IA é uma das instituições que contribui para a análise dos dados2 do GES.

Um dos objetivos da GES é o estudo da arqueologia da galáxia, isto é, o estudo da estrutura e evolução da nossa galáxia através da determinação da composição química e do cálculo da idade de vários grupos estelares na nossa galáxia. Através do GES, já se analisaram cerca de 100 000 estrelas, que complementam as observações do GAIA.


Notas
  1. O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) é a maior unidade de investigação na área das Ciências do Espaço em Portugal, integrando investigadores da Universidade do Porto e da Universidade de Lisboa, e englobando a maioria da produção científica nacional na área. Foi avaliado como “Excelente” na última avaliação que a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) encomendou à European Science Foundation (ESF). A atividade do IA é financiada por fundos nacionais e internacionais, incluindo pela FCT/MCES (UID/FIS/04434/2019).
  2. Da equipa do IA que analisa dados do GES participam os investigadores Sérgio Sousa, Vardan Adibekyan, Elisa Delgado-Mena e Jorge Gameiro.

Contactos
Sérgio Sousa

Grupo de Comunicação de Ciência
Ricardo Cardoso Reis
Sérgio Pereira
Daniel Folha (Coordenação, Porto)
João Retrê (Coordenação, Lisboa)

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Universidade do Porto Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Fundação para a Ciência e a Tecnologia COMPETE 2020 PORTUGAL 2020 União Europeia